Preservação indesejada

Outro ainda quis chamar-se Mercúrio, o inventor de todo o roubo e todo o engano, ao qual os homens cobiçosos oferecem sacrifícios, como se ele fosse o deus do lucro, formando montões de pedras ao passarem pela encruzilhadas dos caminhos (Da Correcção dos Rústicos, 7)

Assim escreveu São Martinho de Dume na segunda metade do século VI. Claro que ele fê-lo para condenar práticas pré-cristãs, embora não seja claro até que pontos elas eram prevalecentes no noroeste ibérico de então. Mas nesta como noutras coisas, ao escrever sobre aquilo que não se quer que as pessoas façam, acaba por se preservar a memória dos actos que se acham reprováveis, permitindo assim a recuperação dessas práticas mais à frente. O que é exactamente o que se passa aqui: o texto refere de forma clara que empilhar pedras à beira das estradas era um gesto de homenagem a Mercúrio e por isso mesmo eu reproduzo esse gesto. Como na foto acima, onde se pode ver um moledro que eu ergui ontem junto a um cruzamento. Obrigado, São Martinho!

Já agora, se és um politeísta nórdico e tens estado a prestar atenção, és capaz de ter reparado que a descrição de Mercúrio tem semelhanças com a de Loki na Edda do Snorri, em Gylfaginning 34, onde o filho de Laufey é chamado de “origem dos enganos”. O que está em linha com o carácter do grego Hermes, que no hino homérico a ele dedicado é chamado de “muito engenhoso” e “ladrão”, até mesmo “Príncipe dos Ladrões”, embora isso não o tornasse menos divino ou menos digno de adoração. Tornava-o. isso mesmo, mais propenso a comparações com o ludibriador supremo da tradição judaico-cristã – também conhecido como diabo – e vê-se algo desse género nas palavras de São Martinho. Não estou com isto a dizer que Hermes e Loki são o mesmo deus – não algo em que eu acredite – mas apenas que as semelhanças entres eles, tanto nas características como no tratamento que receberam por autores cristãos, devem ser tidas em conta antes de se afirmar que o filho de Laufey não deve ser adorado por ser um mentiroso.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s